sábado, 18 de setembro de 2010

Conversa de sábado

Para minha amiga Rosa Kapila - estrela maior da literatura brasileira.

Nem me fala estas bobagens
Que de amor, se vive mais do que se morre...
Não é mais romântico morrer de amor...
Nem por bunda loira,
Nem por bunda morena,
Se deve morrer de amor.
Ao invés disto, amiga,
Vamos conversar no telefone,
E falar tudo sobre aquele sapo jururu da beira do rio,
Por quem você está apaixonada...
Vamos ler a carta de amor, tão linda, que mandastes prá ele,
Ainda sem resposta...
Não me pergunte o quê não queres ouvir...
Prá que saber se ele vai ligar ou não?
E eu sei? Não tenho bola de cristal não...
Se tivesse, a usaria para descobertas científicas,
Ou para me dar respostas sobre meus próprios amores...
Que egoísmo... me perdoe...
É coisa de gente viva,
Porque nunca vi morto ser egoísta,
Até pode ter sido, e muito, quando estava vivo...
Mas depois que morre,
Os defuntos viram santos.
Já reparou, amiga?

E esta solidão de sábado à noite?
Mas temos nossa amizade,
E conversando de mãe prá filha,
Amizade é melhor do que amores fulgázes,
Que partem, quando deviam permanecer.

Eu quero um amor assim,
Que fique comigo,
Que me ache uma princesa escondida,
Uma Chava Sarah,
Mas sou mais prá mulher estabanada,
Criança desavergonhada
Que erra
Sem saber porque.

Se perderes todos os amores que lhe são caros,
Ainda tens o melhor.
Tu conservas a inspiração, o estranhamento,
E canaliza para um poema.
A poesia lhe habita, amiga.
Faça culto à ela.

Se perderes um a um todos os homens que amastes,
Assim como perdestes tempo na vida,
Negando o próprio desejo,
Ainda tens a própria vida,
E seu filho
E sua família,
E nossa amizade,
E nossa escrita,
Perdeu nada.
Ganhou inspiração,
Porque só podes perder aquilo que tens
E não podes perder um homem,
Porque ninguém é de ninguém.  

Um comentário:

  1. silvaninha querida:
    muito lindo,
    muito espirituoso,
    como vc.
    mas...
    sua "véia " amiga careta,
    não gostou do "bunda" loura e
    " bunda " morena !!

    Porque não coloca gente loura, gente morena ??

    Caretice e sinceridade estúpida de sua amiga !
    Bjs.....

    ResponderExcluir